Menu de Navegação
Qual o melhor magnésio, quelato ou Dimalato?
O magnésio quelato ou dimalato são duas formas químicas utilizadas pela indústria para a suplementação de magnésio.
O magnésio pode estar combinado a sais orgânicos, inorgânicos ou na sua forma quelada.
Quando está combinado a sais inorgânicos como cloreto de magnésio sua atuação é no sistema gastrointestinal, normalmente essa suplementação apresenta efeitos colaterais e é pouco biodisponivel.
Na sua forma quelada, o magnésio possui uma biodisponibilidade muito maior comparada a outras formas químicas, dessa forma consegue atingir em maior quantidade na corrente sanguínea, diminuindo a porcentagem de perdas pela passagem do intestino até a corrente sanguínea.
Tanto o Magnésio quelato quanto o Magnésio Dimato possuem essa quelação para proteger o magnésio e melhorar sua biodisponibilidade.
A diferença do magnésio quelato para o magnésio dimalato está no nutriente que o magnésio foi combinado.
No caso do suplemento de Magnésio Dimalato o mineral está protegido pela molécula de ácido málico.
Já na suplementação do Magnésio Quelato bisglicinato, ele é formado pela ligação do magnésio à glicina.
A suplementação de Magnésio Dimalato, onde que o magnésio está associado ao ácido málico, essa combinação consegue “proteger” o magnésio, aumentando sua biodisponibilidade e absorção e consequentemente aumentando os benefícios relacionados a níveis adequados de magnésio.
Além disso, a combinação de magnésio com o ácido málico possui benefícios adicionais, pois o ácido málico é um dos nutrientes que participa também de diversas reações químicas no organismo.
O objetivo dos dois é suplementar o magnésio no organismo, com uma ação mais prolongada, melhor absorção e boa biodisponibilidade, mas ao optar pelo magnésio dimalato, terá uma ação extra dos benefícios do ácido málico.
Além das funções desses dois nutrientes, é que o malato não reage com o ácido gástrico, evitando o desconforto gástrico, o que normalmente ocorre com o magnésio na forma de sais inorgânicos.
A suplementação é uma das alternativas não invasivas mais utilizadas para melhor forma de repor os níveis tanto de magnésio quanto de ácido málico no organismo.
Qual a diferença entre o magnésio quelato e dimalato?
O magnésio na sua forma quelato ou dimalato já conta com um magnésio mais biodisponivel, ou seja, o corpo consegue absorvermelhor esse magnésio, melhorando sua distribuição nas células e consequentementemelhorando os efeitos e benefícios deste mineral.
Essas duas opções de magnésio já são melhores pela formula química.
Tem algumas opções de magnésio associada a sais inorgânicos que não são tão biodisponiveis quanto o magnésio quelato.
O cloreto de magnésio é um exemplo de magnésio associado a sais. Neste caso, ele é indicado apenas para tratamentos da prisão de ventre, pois age como laxante.
Como é um tipo demagnésio especifico para este fim, algumas pessoas simplesmente compram essa fórmula demagnésio e acabam tendo este tipo de sintomas, se tornando um efeito colateral.
Já com o magnésio dimalato ou quelato isso não ocorre. Seus benefícios são muito mais abrangentes, pela sua alta absorção o magnésio consegue atingir mais tecidos e órgãos, melhorando os níveis de magnésio nessas regiões, aumentando assim os benefícios.
As funções do magnésio dimalato para o magnésio quelato são parecidas pela questão da absorção do magnésio.
Porém na formula dimalato, onde o magnésio está associado ao ácido málico, se tem o adicional que são os benefícios que o ácido málico traz para o organismo.
Por que tomar magnésio Dimalato? Para quem o produto é indicado?
A suplementação de Magnésio dimalato possui ótima absorção que garante níveis adequados de magnésio no sangue. A combinação desses dois minerais traz maior benefícios em tecidos e células.
Enquanto o magnésio atua na contração muscular, na contração cardíaca, e é um suporte ao sistema imunológico entre outras ações, o ácido málico participa do processo de produção de energia (ATP), além de ter uma função anti-inflamatória.
Os benefícios abaixo são encontrados com a suplementação de Magnésio Dimalato.
– Melhora desempenho físico
– Recuperação muscular
– Diminui a incidência de caibras
– Diminui episódios de fraqueza muscular
– Participa da formação óssea junto com o cálcio
– Auxilia no combate a fadiga neuromuscular
– Melhora glicemia por ajudar no transporte de glicose
– Auxiliar do sistema cardiovascular
– Auxilia no estresse físico e mental
– Ajuda no controle do acumulo de alumínio no organismo
– Possui papel na imunidade
– Participação tanto do magnésio quanto do ácido málico na produção de energia
Como consumir magnésio Dimalato?
Sugere-se ingerir duas cápsulas do suplemento de Magnésio Dimalato uma vez ao dia, (preferencialmente anoite) ou conforme orientação do nutricionista ou médico.
O Magnésio Dimalato pode lhe ajudar a ter uma vida saudável com mais qualidade de vida e bem-estar.
Redatado por: Taynara Caroline da Silva – CRN-3- 49635
Referencias Bibliográficas:
AMORIM, Aline Guimarães. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresseoxidativo e magnésio: current aspects of the relationship between physical exercise,oxidative stress and magnesium. Current aspects of the relationship between physicalexercise, oxidative stress and magnesium. 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732008000500009&script=sci_arttext.
ANVISA Resolução RCD 269 de 22 de setembro de 2005.
Gaul et al. Improvement of migraine symptoms with a proprietary supplementcontaining riboflavin, magnesium and Q10: a randomized, placebo-controlled, double-blind, multicenter trial. J Headache Pain.2015;16:516.
Rajapakse et al. Nutraceuticals in Migraine: A Summary of Existing Guidelines for Use.Headache; 56(4): 808-16, 2016.
Thakur et al. Riboflavin and health: A review of recent human research. Crit Rev Food
Sci Nutr. 2016 Mar 30:0