Própolis emagrece?
Alguns alimentos considerados funcionais, possuem funções metabólicas, que por sua vez, podem contribuir no processo do emagrecimento de forma indireta. A Própolis Verde tem diversas funções no metabolismo, que pode melhorar os órgãos envolvidos com o processo de emagrecimento e gasto de energia.
No entanto, nenhum alimento sozinho é capaz de emagrecer. O emagrecimento é um processo onde o corpo deve estar em déficit calórico, ou seja, você precisa estar gastando mais energia do que ingerindo.
Cada corpo possui um Taxa Metabólica Basal que nada mais é do que a quantidade de energia gasta todos os dias para manter as funções vitais do organismo, como por exemplo o funcionamento dos órgãos, tecidos, músculos, fluxo sanguíneo e todas as funções para o corpo manter-se vivo.
Esse processo completo a um gasto de energia que precisa ser ingerida todos os dias.
Além disso, existem as atividades do dia a dia, como trabalhar, se exercitar, limpeza de casa, andar, falar etc. Tudo isso precisa de energia.
Por isso, o processo do emagrecimento não irá depender exclusivamente de um alimento. Porém a junção de estratégias e alimentos que ajudam esse corpo trabalhar vai maximizar as suas chances de emagrecer.
A própolis verde tem funções extremamente importantes para o fígado, que é um dos órgãos responsáveis pelo metabolismo, assim como a tireoide. Esses órgãos precisam estar saudáveis para realizar as suas funções no corpo.
Alguns nutrientes que a própolis verde tem e que estão envolvidos com o metabolismo de energia: vitamina B1, B2 e B3, C e E, minerais (zinco, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio e cobre).
Esses nutrientes participam do processo de fornecimento e gasto de energia do organismo a partir de carboidratos e gorduras.
Além disso, a própolis verde é anti-inflamatória e antioxidante, isso significa que sua função anti-inflamatória vai auxiliar na inibição de processos que estejam atrapalhando o seu emagrecimento. A inflamação pode ser ocasionada por N fatores, envolvidos com doenças ou não.
Essa inflamação causada no organismo, pode aumentar a produção de alguns marcadores inflamatórios, que irão aumentar hormônios como o cortisol (hormônio do estresse), prejudicando o emagrecimento.
Um outro fator que pode prejudicar o emagrecimento indiretamente são os radicais livres, que em excesso essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo.
Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como a diminuição sistema imunológico e o envelhecimento celular. A própolis tem compostos fenólicos que podem diminuir os radicais livres.
O sono é um dos principais fatores contribuintes para o emagrecimento. Isso porque é dormindo que tem os processos adaptativos mais significativos e com isso um bom sono pode auxiliar na perda de peso.
Menu de Navegação
Usar a própolis para emagrecer?
O uso da própolis como um alimento funcional é muito antigo. Já era visto antigamente como a própolis era um alimento especial, pois diminuía os processos inflamatórios, ajudava na cicatrização, diminuía resfriados, aumentava o sistema imunológico, entre outros.
No entanto, ela vem sendo estudada para verificar sua eficiência em outros processos como o emagrecimento.
Um estudo feito por um pesquisador da Ciência Biomédica da Universidade de Tokushima, no Japão, verificou que a própolis teve uma resposta adaptativa ao emagrecimento em ratos com uma dieta rica em gorduras.
O estudo verificou que os animais que receberam a dieta rica em gordura e tiveram o tratamento com a própolis por 14 semanas verificaram uma diminuição no peso no grupo de animais que receberam a própolis comparada ao grupo que receberam placebo.
Dessa forma, foi levantado a hipótese que a própolis teria interação com o metabolismo de tal forma que pode agir diminuindo a absorção de gordura. No entanto, é preciso fazer estudos mais desenhados e longitudinais, em humanos para realmente afirmar o fato acima.
Mesmo que ainda não tenha estudos em humanos demostrando os efeitos benéficos da própolis no processo de emagrecimento, existem diversos estudos demostrando os demais benefícios que a própolis verde tem:
Benefícios Própolis Verde:
- Auxilia no sistema imunológico comprometido;
- Melhora resposta contra gripes e resfriados;
- Antioxidante;
- Anti-inflamatório.
- Antifúngico, antiviral;
- Melhora a saúde como um todo;
- Redução do estresse oxidativo;
- Aumentar proteção hepática;
- Melhorar processo destoxificante;
- Melhora processo de cicatrização
- Atua no aumento de energia e metabolismo;
- Estimula produção de melatonina.
Qual melhor horário para tomar a própolis?
A própolis verde pode ser tomada de dia, antes das refeições ou antes de dormir, para ajudar no sono.
Conclusão
A Própolis Verde é um poderoso alimento capaz de ajudar no corpo todo em diversas situações. O seu uso é seguro e pode ser utilizado de diversas formas como spray, cápsula, gotas e pomada. O uso de própolis pode trazer diversos benefícios para o organismo, tanto para mantero corpo em equilíbrio e diminuir processos inflamatórios e infecciosos.
Redatado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635
Referencias Bibliográficas:
ARRUDA, Daniela Évilla Gomes et al. Efeitos antioxidantes da própolis. Revista
Brasileira de Educação e Saúde, v. 8, n. 4, p. 09-15, 2018. Disponível em:
https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6330
DE-MELO, Adriane Alexandre Machado et al. Capacidade antioxidante da
própolis. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 44, n. 3, p. 341-348, 2014. Disponível:
https://www.scielo.br/pdf/pat/v44n3/a04v44n3.pdf
GONÇALVES, Juliane. As propriedades farmacológicas da própolis e seus benefícios
para a saúde humana. 2019. Disponível em:http://200.150.122.211:8080/jspui/handle/23102004/127.
HEALTHLINE. The Benefits and Uses ofPropolis. Disponível em:
https://www.healthline.com/health/propolis-an-ancient-healer.
PINTO, Luciana de Matos Alves; DO PRADO, Ney Robson Taironi; DE CARVALHO,
Lucas Bragança. PROPRIEDADES, USOS E APLICAÇÕES DA PRÓPOLIS. Revista
Eletrônica de farmácia, v. 8, n. 3, p. 25-25, 2011.
SHAPLA, UmmayMahfuza, et al. Propolis: The future therapyagainst
Helicobacterpylori-mediated gastrointestinal diseases. JournalofAppliedBiomedicine.
Vol. 16. 81-99, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320927023_Propolis_The_future_therapy_ag
ainst_Helicobacter_pylori-mediated_gastrointestinal_diseases