Menu de Navegação
Como saber se o ômega 3 é de verdade?
Para obter benefícios reais é preciso saber se o ômega 3 é de verdade e assim, escolher um produto de qualidade.
Com tantas marcas, preços, embalagens e selos, escolher um bom suplemento de ômega 3 pode parecer um desafio, mas vamos te mostrar alguns conceitos e até uma fácil teste caseiro para avaliar se o ômega 3 é de verdade.
Ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, as chamadas popularmente de “gorduras boas”, dos quais fazem parte principalmente o EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosa-hexanóico).
Esses compostos possuem grande importância para inúmeras funções no organismo. Atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, por isso, o consumo de ômega 3 tem sido relacionado a benefícios como a redução de doenças cardiovasculares, auxiliar na redução de colesterol LDL e triglicerídeos, na diminuição da inflamação crônica, melhora dos distúrbios neurodegenerativos, entre outros.
Em virtude de suas ações benéficas, a ingestão adequada do ômega-3 tem sido incentivada e pode ser adquirida através da alimentação ou suplementação.
Os alimentos ricos em ômega 3 são os peixes, frutos do mar e algumas algas. Porém, o consumo desses não supre a carência dos brasileiros, tornando a suplementação de Ômega 3 a melhor maneira de aumentar o consumo dessa gordura pela população.
Para obter os benefícios do ômega 3 é preciso escolher um suplemento de qualidade, de verdade e com teores elevados de EPA e DHA.
Alguns fatores que devem ser avaliados e que interferem na qualidade do suplemento são:
– Marca do suplemento: embora a marca em si não seja garantia de qualidade, optar por uma marca renomada e reconhecida pelo mercado já ajuda a selecionar alguns produtos em meio a tantos disponíveis.
– Preço: o preço do suplemento deve ser condizente com os benefícios ofertados.
No caso do ômega 3, dificilmente encontrará um suplemento puro por menos de R$ 50,00 um frasco com 60 unidades.
Portanto, desconfie de produtos muito baratos. Eles tendem a ser feitos a partir de óleo de peixe de cativeiro, com baixíssimo teor de EPA e DHA.
– Embalagem: a qualidade do ômega 3 pode sofrer interferência da embalagem na qual está armazenado. Para não oxidarem, prefira embalagens escuras, que não permitam que a luz atravesse com facilidade e degrade o EPA e DHA.
Os fatores acima são só uma pré-seleção para a escolha de um ômega 3 de verdade. Portanto, ainda não são definitivos. Existem outras orientações para verificar se seu ômega 3 é de qualidade.
Como saber qual o melhor ômega 3?
Para o barato não sair caro é preciso ficar atento ao suplemento que você consome, mas, como escolher qual o melhor ômega 3?
Um bom suplemento de ômega 3 apresenta boa concentração de EPA/DHA por cápsula.
Quanto maior a quantidade por cápsula, mais puro é o ômega. A alta concentração também evita a necessidade do consumo de varias cápsulas para alcançar a dosagem recomendada.
Muito cuidado com a presença de contaminantes ambientais, como metais pesados, por exemplo, mercúrio e arsênio. Por isso, verifique no rótulo a presença de selos de qualidade.
Um importante é o IFOS – The International Fish Oil Standards Program, que
classifica os produtos disponíveis no mercado e aponta as melhores marcas de ômega 3.
Outro é o selo de qualidade internacional MEG-3, que certifica produtos produzidos com uma fonte confiável de ômega-3, alta qualidade de EPA e DHA e elevado nível de pureza. Atesta também que o óleo de peixe é derivado de áreas não contaminadas do oceano.
Um diferencial de um bom suplemento de ômega 3 é a presença de vitamina E em sua formulação. Como ela tem ação antioxidante, previne a oxidação do óleo de peixe, mantendo a qualidade do produto.
Um teste caseiro para saber se o ômega 3 é de verdade é colocar uma cápsula do suplemento no congelador, se congelar, significaria que o ômega 3 não é bom ou não é concentrado o suficiente.
Mas atenção, é errado concluir que o ômega 3 puro não congela! Na verdade, assim como toda substância, seja natural ou artificial, ele apresenta um ponto de fusão e um ponto de ebulição.
No caso dos ácidos graxo poli-insaturados (ômega 3), seu ponto de congelamento é de -11ºC. Assim, se uma amostra de ômega 3 for submetida a uma temperatura menor do que – 11ºC ele irá sim congelar.
Entretanto, o teste de congelamento continua válido, uma vez que os congeladores domésticos atingem uma temperatura média de -6ºC.
Então, para saber se o suplemento de ômega 3 que está consumindo é puro, coloque uma cápsula no congelador de sua geladeira. Ao furar a cápsula, o produto deve permanecer líquido.
Qual é a melhor marca de ômega 3 no Brasil?
Nem todo suplemento de ômega 3 ofertado no mercado é de qualidade. Eles podem oferecer baixa concentração de EPA e DHA, estarem contaminados com outras gorduras ou metais pesados ou ainda oxidados.
Portanto, para ajudar o consumidor a reconhecer a qualidade do suplemento, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) através da Instrução Normativa n. 28 de 2018 inclui regras de composição, qualidade, segurança e rotulagem para os suplemento de ômega 3 disponíveis no mercado.
Com isso, visa reduzir a falta de informações, para garantir a segurança e ajudar os consumidores a escolherem o melhor ômega 3.
Os suplementos de ômega 3 não são todos iguais. Sua pureza e concentração podem variar de em função das matérias-primas utilizadas e do seu processo de fabricação.
A melhor marca de ômega 3 possui uma maior concentração de DHA e EPA por cápsula, é livre de mercúrio e outros contaminantes, não congela a temperaturas maiores de -11º C e possui um preço condizente com o produto.
Pesquise e escolha uma empresa comprometida com a qualidade dos produtos, com fontes confiáveis, laudo técnico e qualidade garantida.
Um suplemento ótimo de Ômega 3deve ser superconcentrado, ou seja, deve possuir um alto teor de ômega 3 em suas cápsulas.
Além disso, deve contar com os certificados de pureza e selos de qualidade, ter uma embalagem que não deixe que os raios solares atinjam o produto e o degradem.
Todos esses detalhes contribuem com um Ômega 3 de qualidade e melhor para sua saúde.
Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635
https://faculdadefacec.edu.br/portal-ciencia/omega-3-puro-nao-congela-mito/
Análise de rótulos de ômega 3 sob a luz da legislação vigente. Disponível em: http://tcc.fps.local:80/handle/fpsrepo/391
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN No 28, DE 26 DE JULHO DE 2018, Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-%20/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-%202018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de2018-34380550