Menu de Navegação
Quais suplementos tomar a partir dos 40 anos?
Pensar na alimentação em toda as fases da vida é algo muito complicado e também muito individualizado, porque cada fase da sua vida, cada momento, cada rotina, vai ser determinante como sua alimentação vai se comportar.
É através dos nossos hábitos, da nossa rotina, trabalho, cultura, influencias, que nossa alimentação se consolida, mas na adolescência principalmente, construímos hábitos para vida inteira.
Isso pode ser algo positivo, mas também negativo. Na adolescência é um fase que muitas vezes deixamos de seguir o que nossos pais pregam e passamos a ter nossas escolhas alimentares.
É através dessas escolhas que, muitas vezes não tão saudáveis pra nossa saúde que iremos levar para o resto da vida.
Pensar na sua alimentação a partir dos 30 e 40 anos é algo importantíssimo, já que você pode ainda melhorar sua vitalidade para os próximos anos.
Pensando em alimentação no geral, ter escolhas mais naturais, limpas, irá contribuir para que você tenha um aporte maior de nutrientes, e isso vai facilitar sua jornada no envelhecimento.
Nos 40 anos existe uma carência de proteínas, vitaminas e alguns minerais e iremos abordar a importância de alguns desses micronutrientes essenciais para ter uma longevidade.
Fora a alimentação, a prática de exercícios físicos irá melhorar a sua capacidade respiratória, irá contribuir com a saúde cardiovascular, afastando doenças do coração como colesterol alto, triglicérides alto e outras doenças que o exercício contribui positivamente como para o controle do diabetes e hipertensão.
O exercício físico também vai contribuir com o aumento de massa muscular, já que após aos 50 anos, a massa muscular vai diminuindo, podendo inclusive aumentar as chances de doenças como sarcopenia e prejudicar os ossos.
Por isso, pensar não somente na alimentação, mas sim na sua rotina, irá fazer você ter mais saúde e mais qualidade de vida após os 40 anos.
Nesta fase, ainda existem alguns sinais que começam a ficar mais evidentes, como cansaço, dor nas pernas, e por isso da importância de se investigar a causa da dor.
Olhar para dentro de si é essencial para identificar o que seu corpo está te avisando, o nosso organismo ele tende a dar sinais se algo não estiver indo bem.
Lista com suplementos com benefícios e detalhes de cada um:
Sabemos que a suplementação é algo que vem para complementar a alimentação em casos de deficiências ou até mesmo alguma condição que precisa de algum tipo de suplemento para se beneficiar.
Na fase dos 40 anos, precisamos pensar que é um momento que antecede a terceira idade, é basicamente a metade da expectativa de vida dos brasileiros, neste momento, a alimentação precisa oferecer a maior quantidade de nutrientes para se ter uma terceira idade com qualidade.
Alguns dos nutrientes mais importantes pensando nessa fase são:
– Proteínas – as proteínas são macronutrientes que em todas as fases tem importância, tanto para construção muscular, mas também por todas as funções no organismo, funções essas de transporte, enzimática, construção de tecidos, DNA entre outras. A suplementação de proteínas pode ser através de whey proteína, colágeno, glutamina, cada uma dessas proteínas terá uma função no organismo.
– Ômega 3 – Essa classe de gorduras tem como principal objetivo auxiliar o sistema imunológico na defesa do organismo, na atividade cerebral, na diminuição da inflamação e no auxilio no equilíbrio do colesterol ruim e bom.
– Vitamina D – essencial para a manutenção e formação dos ossos, necessária para regular as quantidades de fósforo e cálcio, melhora o sistema imunológico e participa na prevenção de doenças cardiovasculares. A deficiência de vitamina D pode ocasionar osteomalácia, osteoporose entre outras doenças ósseas que necessitam da vitamina D.
– Vitaminas antioxidantes (vitamina A, vitamina C, vitamina E e K) – as vitaminas antioxidantes são essências para a diminuição na produção de radicais livres, visto que a todo momento o nosso corpo produz essas substâncias através da formação de energia.
– Complexo B – As vitaminas do complexo B desempenham funções muito importantes para o fornecimento de energia para o corpo, participam da construção da musculatura, da produção de hormônios, para ter uma pele incrível e cabelos fortes.
– Magnésio – O magnésio é um mineral importante para a saúde. Faz parte de mais de 350 reações. De acordo com estudos, sua deficiência está relacionada a doenças cardíacas, que normalmente surgirem após aos 40 anos.
A suplementação será uma parcela da sua qualidade de vida, mas ela pode ser muito importante quando aliada a uma ótima alimentação e a hábitos saudáveis. Lembrando sempre que a suplementação precisa ser orientada por um médico ou nutricionista, quantidades são individualizadas.
Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CR3-49635
Referências
- HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH. The NutritionSource: vitamin D. Disponível em: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-d/
- COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 365-385; 409-428; 695-720; 721-765.
- NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Fact Sheet for Health Professionals: vitamin D.