Menu de Navegação
Para que serve colágeno hidrolisado vitamina C?
A combinação do colágeno hidrolisado com vitamina C estimula a síntese do colágeno, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.
O colágeno é componente fundamental da pele, cartilagens e tendões. É ele o responsável por manter as células unidas, dando estrutura em praticamente todas as partes do corpo que são firmes, inclusive em cabelos, ossos e unhas.
O corpo é um produtor natural de colágeno. Porém, a partir dos 30 anos de idade há uma diminuição gradativa em sua produção.
A flacidez, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular são consequências naturais da falta de colágeno causada pelo processo de envelhecimento.
Com isso, podemos concluir que o uso diário do colágeno hidrolisado contribui para a melhora da elasticidade da pele e a reduz a flacidez, as rugas, a perda dos cabelos, etc.
Mas outra substância é de extrema importância para o aproveitamento do colágeno pelo organismo: a vitamina C.
A vitamina C é conhecida pelo seu efeito na melhora do sistema imunológico, tanto que é usada no combate a resfriados, gripes e outras viroses, e até na prevenção do câncer e outras doenças degenerativas por conta da sua ação antioxidante.
Se não bastasse isso, a vitamina C também é fundamental para a formação de fibras colágenas, podendo não só aumentar a sua síntese como melhorar a qualidade do colágeno formado.
Por isso, o consumo de colágeno hidrolisado associado à vitamina C (ácido ascórbico) garante resultados ainda mais expressivos.
Essa é uma poderosa união que melhora o efeito e aproveitamento do colágeno no organismo.
Quando o colágeno é formado sem a presença da vitamina C, ele não possui a consistência adequada. Já na presença de vitamina C, as fibras de colágeno são mais resistentes, melhorando a firmeza da pele e fortalecendo cabelos e unhas.
Quais os benefícios do colágeno hidrolisado com vitamina C em cápsulas?
O consumo uso diário e continuo do suplemento de colágeno hidrolisado com vitamina C estimula a produção do colágeno natural pelo organismo.
Dessa forma, o colágeno que perdemos e deixamos de produzir com o passar do tempo é reposto. Com isso, há a melhora na elasticidade e força da pele, músculos, tendões e ossos.
O ácido ascórbico (vitamina C) está diretamente ligado na síntese de colágeno, aumentando sua síntese, além de atuar no crescimento e reparação do tecido conjuntivo.
A ingesta do colágeno hidrolisado + vitamina C através de cápsulas facilita a administração nas doses adequadas, além de ser muito mais prático.
Principais benefícios do uso do suplemento de colágeno hidrolisado com vitamina C:
– Melhora a firmeza e elasticidade da pele;
– Ajuda no controle da celulite e estrias
– Contribui com uma melhora bi aspecto das rugas;
– Auxilia no fortalecimento dos cabelos e unhas;
– Participa na proteção do sistema circulatório;
– Melhora a construção muscular.
Colágeno hidrolisado com vitamina C: Como tomar?
A reposição do colágeno deve ser feita tanto pela ingesta de alimentos ricos em aminoácidos específicos, bem como pelo consumo de suplementos alimentares de colágeno.
Alimentos fontes de colágeno são:
– carne vermelha;
– ovos;
– peixes;
– frangos;
– queijos, leite e derivados.
Mesmo consumindo bastante alimentos de origem animal, dificilmente é possível atingir a dose adequada só com a alimentação. Por isso, existe a opção das cápsulas de colágeno, além de sachês, balas, barrinhas e outros produtos fabricados a partir da extração do colágeno da cartilagem e osso do boi.
Para que possa ser melhor aproveitado pelo organismo humano, esse colágeno passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a quebra de suas moléculas em partículas menores pela água.
Geralmente a suplementação com colágeno hidrolisado + vitamina C se dá a partir dos 30 anos.
Porém, se a pessoa abusar da exposição solar, possuir uma dieta inadequada, possuir hábitos sedentários, estresse e cigarro, o uso do suplemento pode ser indicado antes.
Já, a partir dos 30 anos, independente da alimentação e hábitos, a suplementação é iniciada para prevenir o envelhecimento precoce e a flacidez da pele.
Depois dos 40 anos, a suplementação é necessária para melhorar não só a pele, mas também para fortalecer unhas e cabelos e até mesmo ossos e articulações.
A recomendação de colágeno hidrolisado pode ser feita pela orientação do fabricante ou pela prescrição médica. Normalmente, o que é encontrado é a ingestão de 2x ao dia da suplementação.
Embora alguns especialistas afirmarem que o melhor horário para se tomar o colágeno é à noite, uma vez que durante o sono é liberado o GH (hormônio do crescimento) que possibilitaria que os nutrientes realizassem um trabalho melhor, o suplemento de colágeno pode ser tomado em qualquer horário do dia.
O mais importante é a regularidade e a quantidade adequada conforme indicada no rótulo do produto.
Quantas miligramas de colágeno hidrolisado devo tomar por dia?
A quantidade ideal de colágeno com vitamina C que deve ser ingerida por dia varia de pessoa para pessoa. A dose média diária indicada pela maioria dos estudos, é de 2 gramas por dia.
Entretanto, pessoas com baixa ingesta proteica, problemas de absorção ou síntese de colágeno podem necessitar de doses maiores.
O melhor colágeno para suplementação é o colágeno hidrolisado devido a melhor biodisponibilidade.
No entanto, prefira aqueles suplementos que combinam o colágeno com a vitamina C já que a sua absorção e qualidade do colágeno sintetizado é melhor.
Apesar de parecer pouco, a dose ideal é difícil de ser alcançada somente com a alimentação, já que nesse caso, a pessoa precisaria consumir cerca de três bifes por dia para obter 2g de colágeno.
Essa quantidade de carne vermelha está muito acima da indicada pelos especialistas. Portanto, para manter a saúde da pele é necessário o uso de suplementos.
Conclusão
A suplementação com colágeno hidrolisado vitamina C é indicada para estimular a produção de colágeno, principalmente para suprir a perda que ocorre depois dos 30 anos.
A falta de colágeno compromete a beleza da pele, dos cabelos e das unhas, articulações e ossos.
A suplementação de colágeno com a junção de outros nutrientes como a vitamina C pode auxiliar na manutenção da pele, melhorar a firmeza e redução da flacidez. Além disso diminuir a frequência do aparecimento de rugas e na qualidade estrutural das unhas e fio capilar.
Revisado por: Taynara Caroline da Silva – Nutricionista CRN-3-49635
Referencias Bibliográficas:
Bombana, Vanessa Barbieri; Zanardo, Vivian Polachini Skzypek. Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/161_750.pdf
JORGE, Pedro Baches et al. Diferença na degeneração articular de acordo com o tipo de esporte. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 54, n. 5, p. 509-515, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-36162019000500509&script=sci_arttext&tlng=pt
Martins, Francisco Isaque et al. Colágeno hidrolisado: beneficios do uso oral. Mostra Científica da Farmácia, [S.l.], v. 5, mar. 2019. ISSN 2358-9124. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/2960
Ribeiro, Maria Elizette. Hidrolisado de colágeno utilização biológica em misturas protêicas e seu efeito no tecido cutâneo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9131/tde-27112008-093555/en.php
Silva, Tatiane Ferreira da; Penna, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: caracteristicas químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 71, n. 3, p. 530-539, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122273
VELOSA, Ana Paula P.; TEODORO, Walcy R.; YOSHINARI, Natalino H. Colágeno na cartilagem osteoartrótica. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 43, n. 3, p. 160-166, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042003000300006&script=sci_arttext&tlng=pt