O que é e Qual a função do Lugol?
O Lugol é uma solução composto por Iodo (I2, Inorgânico), Iodeto de Potássio (KI, Inorgânico) e pela destilação em água. Como o lugol é basicamente iodo, vamos falar sobre ele.
O iodo é um mineral muito solícito pelo nosso organismo. Ele precisa estar em equilíbrio com as nossas células e também com outros minerais. A maior parte do corpo possui iodo, tais como: mamas, próstata, pâncreas, tireóide (triiodotironina (T3) e tiroxina (T4)), cérebro, intestino, pele, glóbulos brancos, glândulas parótidas, salivar e lacrimais. Além disso, está envolvido no metabolismo, crescimento e reprodução.
Em doenças como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o Iodo tem alterações no organismo, pode ocorrer uma queda deste mineral ou uma alta do mesmo, trazendo malefícios estes dois extremos.
Suas fontes alimentares são: Frutos do mar, como peixes, moluscos e crustáceos, leite, verduras folhosas e frutas.
Menu de Navegação
Deficiência de iodo pode causar
⦁ Cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível),
⦁ Surdo-mudez.
⦁ Anomalias congênitas
⦁ Bócio (crescimento da glândula tireóide).
A má alimentação de iodo pode também ocasionar em nos recém-nascidos morte no parto, crianças nascendo e crescendo com baixo peso, aumentando o risco de aborto espontâneo.
Um estudo realizado mostrou que nos últimos 30 anos houve uma queda cinquenta por cento do consumo de iodo na população.
Visto que o solo dos países cada vez mais com o sono mais deficiente de diversos minerais. Isto tem relação com o aumento de doenças como o hipotireoidismo e doenças auto-imunes, sendo considerado um problema de saúde pública. Tanto que, o sal brasileiro é iodado, ou seja, é acrescentado uma quantidade de iodo no sal para minimizar os riscos de deficiência desse mineral.
Tecidos que necessitam de iodo
⦁ Próstata, mama, ovários
⦁ Esôfago, estômago
⦁ Pele
⦁ Tireoide
⦁ Fígado
No suor se perde quantidades de iodo e magnésio.
Qual a função do lugol?
O iodo lugol é necessário para garantir o bom desenvolvimento e metabolismo nos seres humanos. Os seus benefícios são:
Metabolismo: o iodo é um dos principais minerais envolvido no funcionamento da gandula da tireoide, dessa forma ele está diretamente ligado na produção de hormônios envolvidos com a taxa metabólica basal do nosso organismo, ou seja, quantos que gastamos de calorias em repouso.
Sistema reprodutivo: o iodo participa dos processos envolvidos na reprodução. O seu consumo deve estar em equilíbrio para evitar mortes de recém-nascidos, além de evitar problemas futuros no desenvolvimento e crescimento do bebê.
Sistema imunológico: Existe um processo em que a célula causa apoptose (morte programada celular), isso ocorre em células que está contaminada, células doenças, ou simplesmente para gerar uma nova célula. O iodo é um mineral que garante esse apoptose.
Destoxificação: O fígado é um órgão que remove todas as toxinas que entramos em contato diariamente, essas toxinas causam doenças se acumuladas na corrente sanguínea. O iodo é um dos minerais que auxiliam na remoção dessas substancias químicas, tais como: mercúrio, flúor e chumbo.
Quais os benefícios do Lugol?
⦁ Para produção hormônios tireoidianos.
⦁ Funcionamento de vários órgãos
⦁ Crescimento físico, neurológico
⦁ Metabolismo (manutenção do fluxo normal de energia – metabolismo basal, principalmente na manutenção do calor do corpo).
⦁ Destoxificação
Para quem o Lugol é indicado?
O Lugol é o iodo e precisa ter cautela no seu uso. Tanto na deficiência quanto no excesso o Iodo pode trazer malefícios. O uso dessa suplementação deve ser alinhado com o médico.
Mas atenção, o uso indiscriminado de lugol pode causar o excesso de mineral no organismo.
O lugol é um suplemento de iodo que essencial para função da tireoide e para manutenção do nosso metabolismo e outras funções do organismo. No entanto, qualquer mineral em excesso pode ser prejudicial a saúde, hipotireoidismo subclínico, por exemplo, que faz com que a tireoide produz pouco hormônio tireoidiano.
A suplementação de iodo possui dosagens de iodo mais altas do que o tolerado para o iodo no organismo e por isso deve ser alinhado com o médico e exames.
As recomendações para o iodo são de 150mcg para adultos; 220mcg para gestantes e 290mcg para mulheres que estejam amamentando.
Efeitos colaterais do Lugol
Alguns sintomas podem ser visualizados como: náuseas e vômitos, diarréia, aumento da saliva, irritação nos olhos, dores de cabeça e formigamento no corpo.
Como consumir o Lugol?
A suplementação de Lugol deve ser avaliada juntamente com o médico. Normalmente é recomendado o uso de lugol na solução em água, uma vez ao dia. Entretanto, cada indivíduo possui sua individualidade e esta deve ser levada em consideração quando a suplementação é indicada.
Contra indicação do Lugol
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas e lactantes menores de 16 anos, sem orientação médica.
Redatado por: Taynara Caroline da Silva – CRN-3- 49635
ANVISA. IODO: publicação vigilância sanitária. Publicação Vigilância Sanitária. 2013. Disponível em:
Iodine Nutrition – More Is Better, New England Journal of Medicine, Vol 354: pages 2819-2821; June 29, 2006. • Abraham, G.E., Flechas, J.D., Hakala, J.C., The Original Internist, 9:30-41, 2002.