Menu de Navegação
O que é Astaxantina para que serve?
Você já ouviu falar dos radicais livres certo? Eles são substancias altamente toxicas para o nosso corpo, e que em excesso podem ocasionar o inicio de várias doenças, alterações celulares entre outros processos. Mas, o que talvez você não saiba é que, a todo momento estamos produzindo essas substancias.
Quando respiramos, comemos, praticamos alguma atividade física, tudo isso leva a produção dos radicais livres, mas como a vida é milimetricamente calculada, existe uma maneira fácil do nosso dia a dia que neutraliza essas substancias e descarta elas do nosso organismos, sabe qual é? Os antioxidantes.
Antioxidantes também são substancias que podemos encontrar em diversos alimentos, e que possuem quantidades para neutralizar esses radicais livres.
Os alimentos são a nossa melhor forma de adquirir antioxidantes e evitar e prevenir as doenças, tais alimentos como: frutas, verduras, legumes, grãos integrais.
Na nossa alimentação temos as vitaminas, alguns minerais que também exercem papel antioxidante. Algumas delas são: vitamina A, C, E, K, alguns minerais como selênio, cobre e zinco que confere potente ação antioxidante.
Não é apenas pela alimentação que conseguimos controlar a produção de radicais livres, mas a alimentação é a principal forma. Outras formas que podemos ajudar o corpo é: evitando poluição (o mais difícil), não utilizar cigarro, evitar bebidas alcóolicas, estresse, evitar consumir alimentos com muitas gorduras saturadas como fast foods e alimentos altamente industrializados.
A vitamina A é conhecida como a vitamina da saúde dos olhos e pele, o que talvez você não saiba, é que a vitamina A tem precursores, que são substancias derivadas da vitamina A.
Os carotenoides são substancias derivadas da vitamina A, que são pigmentos alaranjados, avermelhados e que possuem fotoproteção.
Possuem funções no organismo de manutenção celular e prevenção da degeneração causadas pela oxidação, tanta causada pelos radicais livres quanto pelo excesso de colesterol LDL.
A astaxantina é um carotenoide avermelhado, sendo considerado um dos mais importantes antioxidantes que temos. Tem função de proteção da saúde como do sistema nervoso e vascular.
Está presente em alimentos como peixes e frutos do mar, como salmão, krill, camarão e lagosta, entre outros.
Alguns estudos demostram que a astaxantina aumenta a proteção do corpo contra os raios ultravioletas do sol, melhorando a qualidade e saúde da pele, a tornando-o mais hidratada e macia, diminuindo o aparecimento de rugas e flacidez.
Você provavelmente deve estar se questionando sobre os alimentos que possuem astaxantina certo? Realmente, nós brasileiros não temos o hábito de consumir todos os dias tais alimentos, e isso torna mais difícil se ter astaxantina pela alimentação. No entanto, a astaxantina pode ser suplementada caso aja necessidade.
É importante verificar se na sua alimentação você veem consumindo outras fontes de alimentos que possuem antioxidantes. O importante é a frequência de consumo desses alimentos, precisa ser diária.
Quais são os benefícios da astaxantina?
Conhecida como um dos mais potentes antioxidantes, a astaxantina tem funções e benefícios que ajudam na prevenção da saúde e proteção das células.
O seu consumo pode ser através da alimentação ou pelo uso de suplementação. No caso da suplementação, precisa ser orientada as quantidades para o seu caso.
A astaxantina possui efeitos colaterais no excesso, por isso a individualidade é importante para não ocasionar esses sintomas, como dor no estomago, dores de cabeça, sensibilidade na pele entre outros.
Por ser um antioxidante potente, a astaxantina possui benefícios e algumas funções no organismo, tais funções estão relacionadas com o sistema imunológico, saúde do coração, saúde dos olhos entre outras
Abaixo segue algumas dessas funções e benéficos da astaxantina:
- Proteção celular: pela sua potente ação antioxidante, a astaxantina exerce função diminuindo os danos causados pelos radicais livres, que em alta produção podem danificar o DNA das células, levando a morte celular e ocasionando em outros prejuízos à saúde.
- Raios Ultravioletas: A astaxantina consegue proteger as células contra os raios ultravioletas, que em excesso podem desencadear danos a nossa pele e as células.
- Câncer: Alguns estudos há muito tempo já vem correlacionando os efeitos promissores de uma vida rica em antioxidante na prevenção do surgimento do câncer. O câncer é um processo patológico onde primeiramente uma célula é tumoral e ocorre a replicação dessa célula com DNA alterado. Ocasionando o câncer. Os antioxidantes tem papel d proteção para evitar o surgimentos de células patológicas. A longo prazo, uma vida saudável, com hábitos de vida saudáveis também, se diminui as probabilidades de câncer.
- Saúde ocular: os olhos sofrem diariamente os efeitos do excesso de radicais livres, isso porque, constantemente eles estão expostos aos radicais livres, raios ultravioletas, aumentando a produção de radicais livres. A astaxantina protege as células, diminuindo algumas das patologias conhecidas como degeneração macular entre outras.
- Saúde da pele: pela sua potente ação antioxidante e anti-inflamatória, a astaxantina melhora a qualidade da pele, protegendo contra os raios ultravioleta do sol e prevenindo o surgimento de distúrbios da pele.
- Saúde cardiovascular: O colesterol LDL quando está elevado pode desencadear processos inflamatórios nas artérias, aumentado as chances de arteriosclerose. Uma alimentação rica em antioxidante diminui essas chances e evita o acumulo de colesterol nas paredes das artérias.
- Sistema imunológico: a astaxantina auxilia o sistema imunológico, pois estimula a produção de células de defesa como linfócitos B e T, são células importantes e necessárias para a proteção do organismo contra patógenos como vírus, bactérias e fungos.
Agora você já sabe que o consumo de antioxidantes melhora e auxilia sua saúde como um todo, por isso não negligencia o básico que funciona.
Redatado por: Taynara Caroline – Nutricionista CRN349635
Referências bibliográficas
- PEREIRA, P, M, Carolina et al. Antioxidant and anti-inflammatory mechanisms of action of astaxanthin in cardiovascular diseases (Review). International Journal of Molecular Medicine. Vol.47. 1.ed; 37–48, 2021
- DIAS, Hellen Ribeiro. Substâncias antioxidantes em alimentos e seus benefícios para a saúde: uma revisão bibliográfica. 2020.
- DANOSO, Andrea et al. Therapeutic uses of natural astaxanthin: An evidence-based review focused on human clinical trials. Pharmacological Research. 1-12, 2021
- FASSET, G, Robert; COOMBES, S, Jeff. Astaxanthin: A Potential Therapeutic Agent in Cardiovascular Disease. Marine Drugs. vol.9. 3.ed; 447–465, 2011